terça-feira, 20 de julho de 2010

Reflexões Cotidianas: Aparência e "otras cositas más"

Ontem, enquanto estava no carro com a minha mãe, após sair de uma "análise capilar" no Soho, estávamos discutindo sobre o que eu faria com meu cabelo quando começa a tocar esta música, do magnífico Zeca Baleiro:

"[...]
Vem você me dizer
Que vai num salão de beleza
Fazer permanente
Massagem, rinsagem, reflexo
E outras 'cositas más'...

Oh! Baby você não precisa
De um salão de beleza
Há menos beleza
Num salão de beleza
A sua beleza é bem maior
Do que qualquer beleza
De qualquer salão...

Mundo velho
E decadente mundo
Ainda não aprendeu
A admirar a beleza
A verdadeira beleza
A beleza que põe mesa
E que deita na cama
A beleza de quem dorme
A beleza de quem ama
A beleza do erro
Puro do engano
Da imperfeição...

[...]"

E eu fiquei pensando em tudo o que eu pretendia fazer no meu cabelo, mudá-lo completamente, no que eu deveria e não deveria fazer. É realmente uma loucura o que muitas mulheres têm feito, mudando seus rostos, corpos, cabelos e o que mais for possível para se adequar aos padrões estéticos muitas vezes impostos pelos rostos famosos da mídia, mas também é verdade que certas mudanças, até certo ponto, são saudáveis.
No meu caso, aquela situação já estava me fazendo mal. Eu nunca me achei uma pessoa feia, sempre soube que eu tinha lá a minha beleza, mas estava ficando difícil quando eu me olhava no espelho quase todos os dias e não via nada que me agradasse. Esse tipo de coisa prejudica a pessoa emocionalmente e afeta diversos outros pontos da vida que nem podemos imaginar.
Assim, decidi que eu ia mesmo mudar, arriscar, e fiz. Fiz hoje, estou com o cabelo mudado e com algumas mudanças programadas pra semana que vem, e já estou bem feliz com o resultado.
A conclusão de tudo isso é que a beleza natural está aí para ser admirada. A nossa sociedade aprendeu a admirar uma beleza fictícia das mulheres perfeitas das novelas e filmes que só são perfeitas depois de horas de preparação no salão e nós, pobres mortais, achamos que elas acordam todos os dias lindas e belas daquele jeito.
Bonita mesmo é aquela que não precisa de escova e maquiagem para ser admirada. Mas toda mulher, ou melhor, toda pessoa, todo ser - por que eu incluo os animais, árvores e frutas nisso -, tem sua beleza natural, cabe a ele se descobrir e aprender a explorar isso. Sim, eu acredito mesmo nisso, apesar de ter tacado química no meu cabelo para mudá-lo. Porque eu acredito que, se você não descobre como se sentir bonita e feliz consigo mesma de uma maneira mais natural, não tem nada de errado em tentar por outros meios, desde que saiba seus limites.

Enfim, talvez tudo tenha ficado um pouco confuso pois não revisei o texto nem nada, mas espero que a idéia geral tenha ficado no ar. E, só pra ressaltar, Zeca Baleiro é tudo de bom! Se alguém descobrir uma música dele que não seja fantástica, me mostre, porque todas as que eu conheço são maravilhosas.

Um comentário:

  1. Assino embaixo! a mídia cria uma imagem de mulher perfeita e somos direta/indiretamente obrigadas a seguir isso para nos sentirmos bem!você é linda, e tenho certeza de que ficou mais ainda com essa mudança no cabelo!=)

    ResponderExcluir