sexta-feira, 4 de maio de 2012

Terapia Cão Carinho

Como sempre que resolvo voltar a escrever tenho mil coisas para falar, não vou pensar duas vezes antes de começar a falar de uma das coisas que mais tem movido meus dias atualmente: AAA, TAA e EAA. 
Antes de mais nada, uma boa pergunta a ser respondida: o que significam essas siglas? Elas significam Atividade Assistida por Animais, Terapia Assistida por Animais e Educação Assistida por Animais.

Quando eu comecei a fazer dança-do-ventre, uma das minhas colegas de turma, que na época estava cursando Psicologia, participava de um grupo de AAA/TAA/EAA. Sempre via fotos dela com os cachorros e com idosos ou crianças, fazendo brincadeiras, comemorando datas importantes, etc e sempre achei muito interessante, mas nunca fui muito atrás para saber o que era.
No começo desse ano, eu tive um momento (sou movida à momentos, como podem perceber). Eu estava muito triste, com uma daquelas tristezas que nem a melhor notícia do mundo é capaz de melhorar, chorando muito e completamente desanimada para tudo, mal conseguindo ficar na sala para assistir aula, tamanha era minha falta de concentração. No meio dessa minha tristeza toda, estava andando pela casa quando me deparo com a minha cachorra, Nina, sentada no meio do meu caminho me olhando sorridente. Foi uma questão de instantes para eu começar a sorrir e me abaixar para fazer carinho nela.
Assim, depois dessa experiência pessoal, resolvi me informar mais sobre as atividades com cães que eu sempre via no Facebook da menina que fazia dança comigo. Procurando pelas opções dela, achei a página de um grupo que já me cativou pelo nome: Terapia Cão Carinho. Entrei no site do projeto, fiz minha inscrição e acabei esquecendo de tudo isso, até que um dia recebi um e-mail com data para uma reunião de Novos Voluntários. A partir desse dia, tudo mudou.
Fui na reunião, conheci o projeto, as pessoas e os cães incríveis que fazem ele acontecer, vi os projetos, as idéias, a dinâmica... Fiquei encantada. Comecei a falar para todos ao meu redor, a divulgar, não conseguia (e ainda não consigo) passar um dia sequer sem procurar mais informações a respeito... E foi assim que eu entrei nesse universo.
Agora quem estiver lendo esse post pode estar se perguntando que diabos é tudo isso que até agora eu não expliquei, certo? Bom, nada mais é do que um grupo de voluntários e cães terapeutas que fazem visitas a instituições, como hospitais, asilos, etc. A proposta é de usar o cão como um facilitador do contato com os assistidos, então temos cães que passam por uma avaliação comportamental e veterinária que vão conosco nas visitas e interagem com as crianças, os idosos e quaisquer outros grupos de assistidos que possamos visitar. A idéia parte do pressuposto de que o contato com animais é terapêutico, pode desenvolver habilidades, potencialidades, interação com outros seres, confiança, entre tantas coisas que mal tive acesso ainda, de tanta coisa que é! É possível notar, ao desenrolar de cada visita, a expressão das crianças, a diferença do começo da visita para o final, o bem que esse contato faz para elas. É impressionante. Já imaginou se você estivesse numa sala de espera de hospital e surgissem vários cães que você pudesse brincar, fazer carinho, se divertir? Não tornaria o momento muito mais gostoso e muito menos traumático para aquelas crianças que tem medo de hospital, por exemplo? Sem contar nos benefícios vistos com crianças autistas, por exemplo, que desenvolvem o cuidado com o cachorro, a interação com outro ser vivo, a paciência...
Posso dizer que encontrei um grupo de pessoas e animais incríveis, que estão me tornando uma pessoa melhor e que me fizeram, além de tudo, me aproximar muito mais dos meus animais e assim fazê-los muito mais felizes!

Para finalizar, uma indicação para qualquer um que possa se interessar pelo assunto é o  I Simpósio Internacional de Atividade/Terapia e Educação Assistida por Animais - I SINTAA, que acontecerá de 06 a 09 de setembro de 2012, no Instituto de Psicologia da USP. Eu já fiz a minha inscrição, é super rapidinho e o preço é bacana, acho que vai valer muito a pena não só pelo conteúdo como também pela experiência de estar lá com as pessoas da área.

Um comentário:

  1. olá ! mulher abençoada...

    parabéns te seguindo,seus mimos são lindos.espero ser aprovada, para retornar sempre.
    que neste ano seus sonhos se realizem, com saúde,paz,e prosperidade...

    "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.
    Números 6:24-26

    beijokas..

    ResponderExcluir