sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dança do Ventre

Não é difícil encontrar na internet textos explicativos sobre a origem da dança do ventre e seus benefícios - apesar de nem todos serem tão confiáveis assim -, mas infelizsmente é muito difícil encontrar livros que falem sobre isso. No cinema, apesar de raras, existem boas produções que abordam o tema da dança, como "O segredo do grão", que trata mais a respeito da cultura e das relações familiares, mas tem uma certa relação com a dança.
Uma das primeiras bailarinas a se apresentar na telona foi Samia Gamal. Com o cinema, o processo de disseminação da dança foi acelerado, levando a dança e a cultura ocidental para o resto do mundo.





Hoje existem muitos vídeos técnicos de dança do ventre, facilmente encontrados em sites como o Youtube ou em lojas árabes em formato de DVD, que ensinam principalmente os passos mais básicos (se tiver interesse, é só digitar "how to bellydance" ou qualquer coisa neste gênero que aparece sem dúvidas). No Brasil, a dança foi muito divulgada principalmente com a novela da Rede Globo "O Clone", cuja personagem principal, interpretada pela atriz Giovana Antoneli, era Jade, uma marroquina que vivia um romance com Lucas, um brasileiro.



Apesar da disseminação da dança no mundo ocidental e do surgimento em massa de cursos de dança do ventre em escolas, centros culturais e academias, ainda existem muitos mitos em relação a esta arte e ela ainda é pouco explorada no cinema. Infelizmente quando vemos uma cena de dança oriental no cinema ou em séries de televisão, costuma ser muito rápida e as bailarinas são colocadas como objeto de desejo sexual, vulgarizadas e erotizadas, o que contribui ainda mais para os esteriótipos que a dança carrega. Além disso, a popularização da dança também ocasionou o surgimento de professoras que não são preparadas para lidar com movimentos que, se mal trabalhados, podem gerar danos graves no corpo.
Mas existem filmes bons sobre o assunto. Alguns falados são "Satin Rouge" e "My mother is a bellydancer", que eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir, mas logo farei isso.



Espero que o post tenha ficado agradável e interessante.. E, entendedores de dança, manifestem-se, pois sei que ainda tem muita coisa pra falar sobre isso!

Um comentário:

  1. Flora
    que post legal!
    acho linda a dança do ventre, mas penso que esse esteriótipo que comenta, aos poucos está acabando, mas tem muita gente se aventurando a dar aulas sem formação, o que acontece em várias áreas, infelizmente.

    e quando vai postar um vídeo de vc dançando?

    beijo da tia

    ResponderExcluir