sábado, 24 de julho de 2010

Reflexões Cotidianas: Blog






Quando eu tinha aproximadamente treze anos, os blogs estavam na moda. Todo mundo tinha um Weblogger sobre todos os tipos de coisa que se possa imaginar. Haviam aqueles que funcionavam como diários eletrônicos, que geralmente começavam com um GIF pink piscante escrito "Oieeee" e basicamente as meninas falavam sobre seus dias, sobre as aulas do colégio, a briga com a mãe, a coleira nova da cachorra, enfim, banalidades. Também existiam os blogs que ficavam tão famosos que só faziam promoções, e os prêmios sempre eram um GIF gigante de recomendação para o seu blog. Depois de algum tempo, começaram a surgir os "Condomínios", que eram blogs onde as donas - porque geralmente era mais de uma - colocavam links para outros blogs que tinham sido inscritos lá. O nome "Condomínio" é porque geralmente elas selecionavam por "Prédios" os blogs. Difícil de explicar e entender, mas quem teve blog nessa época certamente vai se lembrar. Enfim, aí tinham os blogs de fãs-clubes (que hoje evoluíram para sites mesmo) e um milhão de "blogs oficiais" da Avril Lavigne ou qualquer outra.

Então veio a moda dos fotologs (flogão, fotologger...), que eram mais divertidos porque na época você precisava colocar todas as imagens do seu blog num site de hospedagem e tinha um limite de imagens, então com os fotologs isso ficou mais fácil, pois cada post era uma foto.

Assim, os blogs morreram, os fotologs morreram e só ficou o Orkut. Recentemente, vem ocorrendo um fenômeno engraçado. No começo, eu achava que era só coisa da minha tia (aqui um dos blogs dela: http://jugehrke.blogspot.com/ ), que estava criando vários blogs e divulgando pra família, mas depois fui perceber que era um fenômeno grande. Começaram a surgir muitos blogs de todos os tipos, mas desta vez criados por pessoas mais velhas, e mais estruturados. Surgiram os tão falados blogs de beleza, inclusive alguns focados especificamente em uma ou outra coisa, outros mais gerais -, blogs de curiosidades, de humor... e os blogs críticos. Básicos, sérios.


É engraçado falar disso no meu blog que eu não sei nem classificar, mas é um fato. Pessoas como eu, por exemplo, que possivelmente tiveram seus blogs coloridos cheios de gifs em 2004 (estou chutando o ano!), voltaram a criar novos blogs, com posts principalmente falando dos assuntos populares na mídia, as notícias mais comentadas, esse tipo de coisa.

Afinal, é correto falar que alguma coisa morreu? NADA morre! Tudo algum dia ressurge, volta, reaparece! E é assim que as coisas são. É um ciclo infindável e incrível, ótimo de ser pensado e analisado. Se pensarmos na "moda retrô", nos esmaltes azuis - quando eu tinha dez anos tudo o que eu queria era um esmalte azul, porque estava na moda -, os blogs e mais um monte de coisas, eles não passam de novas versões de coisas que tinham sido consideradas mortas, acabadas.

Portanto, quando alguma coisa desaparecer por aí, não se preocupe, ela volta!



PS.: Esse post foi motivado por duas amigas minhas que comentaram aqui - que têm blogs! - e por outra que eu descobri hoje que tem blog também: Fabi, Lê e Natty, um beijo!











Um comentário:

  1. gostei deste post Flora, sua análise da vida blogueira...rsrs... e sua tia meio maluca que é viciada em blogs...kkkkk

    bem, tudo muda, se reinventa, e não seria diferente na web, os blogs atualmente são muito ricos, eu tenho que me cuidar senão passo o dia visitando blogs, fazendo comentários e tendo idéias para postagens nos meus blogs!

    acabei fazendo 5 blogs de tanto assunto e temas que me interessam, além das milhares de fotos que tenho "contando" a minha vida...

    além do mais os blogs são um ótimo meio de comunicação e de interação, a gente faz amizades atrav´s dos blogs, vamos encontrando pessoas com interesses em comum e de comentário em comentário, pronto, mais um amigo!

    e assim tenho vários amigos virtuais que quase diariamente se comunicam, acho isso incrível, adoro a net e as possibilidades que ela nos proporciona.

    e veja só, entrei aqui pelo Facebook, assim como muitas outras pessoas devem ter entrado, aquilo lá é uma enorme vitrine!

    sucesso para seu blog, vc escreve muito bem e um contúdo bem interessante, continue firme blogueira!

    beijos da tia blogueira

    ResponderExcluir