segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ensaio: É necessário?

Este é um ensaio (ou dissertação) que fiz na oficina de redação do cursinho, minha nota foi 7,0. O texto ainda precisa melhorar muito, mas queria postar alguma coisa e não tinha nenhum outro texto legal pronto.
_________________


Vivemos numa sociedade controlada. Todos os indivíduos são obrigados a ter pelo menos um número de identificação - o RG -, mas muitas vezes vários outros documentos se fazem necessários, como o CPF, o passaporte, o título eleitoral, a carteira de habilitação, entre outros, sem os quais a pessoa fica impossibilitada de realizar certas ações. Além disso, somos constantemente vigiados e controlados por câmeras de segurança, catracas, etc.
Tudo isso traz à tona uma grande questão: tanto controle é mesmo necessário? É inegável a crescente violência nas grandes cidades, o que explica o aumento na preocupação com a segurança, mas será que uma catraca impede um assalto?
Recentemente, com o ataque fracassado de um carro-bomba, programado para explodir num local de grande circulação de pessoas, tivemos uma demonstração de um benefício das câmeras espalhadas pelas cidades, mas isso não significa que elas sejam realmente eficientes no combate à violência, principalmente porque, em muitos lugares, as câmeras existem simplesmente pela pressão que exercem sobre os indivíduos para que eles, ao saberem que estão sendo filmados - ou acharem que estão sendo -, não cometam algum tipo de infração, ou seja, esse grande esquema de segurança não é tão seguro assim, pois os criminosos podem burlá-lo com facilidade.
Todo esse controle com a justificativa clássica: "é para o bem da sociedade". Mas uma sociedade reprimida e controlada é o que se imagina como a sociedade ideal? Indivíduos reprimidos tendem a sufocar de tanta repressão, o que pode levá-los, num surto, a ameaçar ainda mais a segurança do que aqueles que puderam viver mais livres.
Assim, chegamos a um ponto crítico. O medo da violência leva ao aumento do controle, que pode levar a surtos que geram ainda mais violência, ou seja, por essa lógica, estaríamos vivendo num ciclo perigosamente vicioso, que não leva a lugar nenhum, ou melhor, leva exatamente para onde tentamos não ir.

2 comentários:

  1. Adorei o seu texto Ensaio: É necesário?
    E como vc disse "fiz o blog com tanto carinho e ninguem comenta" EU COMENTEI!!!
    cara, vc tah em todos os lugares da net, eh incrível.... te acho em TODOS os lugares, achei ateh um site onde tem fotu sua qdo era menor, acho q vc nem sabe mais qual eh neh?!?!?! eh uma tal do FLOGÃO, q vc colokou flokita.. toh pasma.. gostei do seu perfil tbm do lado direito da pág...

    ResponderExcluir
  2. eu comentei, mas nem me identifiquei direito...
    eu sou a Camila da dança do ventreeee!!!!

    ResponderExcluir