domingo, 27 de junho de 2010

Reflexões Cotidianas: Vestibular

Eu sempre fui contra o vestibular, mesmo quando não estava estudando para passar nele no final do ano, mas agora que é só disso que eu vivo, é claro que eu sou mais contra ainda. A verdade é que eu acho um método muito injusto. E não digo isso só porque eu pessoalmente estou tendo dificuldades enormes para estudar, pois acho que mesmo depois que eu passar eu vou continuar achando que é um método injusto e inadequado.
Uma prova ou algumas (no caso dos vestibulares que tem duas fases) devem supostamente mostrar para um grupo de examinadores que você está preparado para entrar na faculdade. Mas honestamente, não acredito mesmo que isto mostre muita coisa. Uma prova, um dia, um branco, uma falta de concentração, um problema pessoal... Qualquer coisa pode te atrapalhar nesse momento e você será enormemente prejudicado. E quem disse que eu não estou pronta para a faculdade?
Que fique bem claro que não sou contra a existência de algum método, porque acredito sim que é necessária uma carga de conhecimento prévio antes de entrar em qualquer curso superior e que isto deve ser considerado, mas provas não dizem nada.
Aliás, até o termo é horrível. Prova. Você precisa provar para alguém que pode estar lá dentro. É terrível! Uma pessoa é muito mais do que ela pode expressar com algumas respostas e uma redação. Cada pessoa tem tanta coisa para oferecer! Coisas que estas provas não avaliam e que muitas vezes podem ser até mais relevantes do que todos os conhecimentos que nos exigem.

Bom, é claro que este texto não vai a lugar algum. Acontece que estou estudando enlouquecidamente há alguns dias e isso é quase que um desabafo. É claro que eu estou muito mais encomodada com isso do que eu estaria se já tivesse passado no vestibular, mas, mais uma vez, eu insisto: eu realmente não acho que seja um bom método seletivo.
Não tenho propostas e não sou adepta de sorteios, como uma professora minha uma vez disse ser, mas sou contra as provas, o que, infelizmente, é o que temos.
Apesar de todas as críticas, vejo nitidamente que é difícil empregar outro meio para os fins do vestibular, portanto o que me resta agora é aceitar e seguir em frente.
Veremos no que isto vai dar e me desejem boa sorte.

Um comentário:

  1. talvez o método das escolas americanas onde é feita uma avaliação constante durante a High School, aí não é preciso 'provar', mas simplesmente continuar o desenvolvimento do aluno

    o vestibular como um marco na vida dos estudantes é estressante mesmo Flora, acho que é preciso encontrar outro meio de seleção para os alunos entrarem para a universidade

    ResponderExcluir